A CRIANÇA DE DUAS LINGUAS : L'ENFANT AUX DEUX LANGUES

Lisbonne, Instituto Piaget  1996

 

Existem pessoas, e mesmo povos, que estáo convencidos de que sao pouco dotados para as línguas, enquanto, na verdade, qualquer individuo se pode tornar num perfeito bilingüe, desde que Ihe sejam criadas condicóes favoráveis.
Esta obra dirige-se, nao apenas, aos especialistas em aquisicáo das línguas ou aos lingüistas versados noutros dominios, mas, também, aos país, esforcando-se por responder as suas interrogacóes. Qual a idade em que convém introduzir o ensino de urna nova língua? Quais sao as faculdades intelectuais que o bilingüismo facilita o desenvolvimiento? Qual é a eficacia comparativa da aprendizagem das línguas, no inicio da vida e durante o período adulto? Quais os casos de esquecimento de urna das línguas, nomeadamente da língua materna?
O interesse pelo bilingüismo é, aínda, em muitos países, um fenómeno recente. Adivinha-se, contudo, desde ja, a sua incontestada importancia. Este livro da testemunho disso, fornecendo as chaves que deveráo dar acesso a urna escola de um tipo aínda actualmente desconhecido. Claude Hagége acredita que o bilingüismo generalizado constituí o futuro da Europa e, talvez mesmo, a chave para a sua sobrevivencia, fornecendo de alguma forma urna garantía para o multilinguismo posterior.
E a vía, segundo o autor, é a formacáo precoce de enancas de duas línguas, cidadáos multilíngues de amanha!

 

                                                                                                                                            C. H.